top of page

O projeto de preservação digital do CPA Balbina é o produto do Trabalho Final de Graduação desenvolvido por Marco Aurelio B. Cunha sob orientação da Professora Mônica Santos Salgado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

 

Após trabalhar 3 anos em pesquisa científicas relacionadas à tecnologias digitais e o CPA Balbina, este trabalho é uma investigação sobre as possibilidades de utilização das tecnologias digitais para a preservação da memória do patrimônio arquitetônico tendo como estudo de caso o Centro de Proteção Ambiental da Usina Hidrelétrica de Balbina projetado por Severiano Mario Porto.

​

O trabalho realizado tem como objetivo congregar as informações do projeto num modelo digital que seja capaz de operar como:

a) um acervo documental com as informações históricas do projeto;

b) um banco de dados do projeto que possa facilitar consultas, projetos e pesquisas futuras;

c) um plataforma de divulgação para a difusão e valorização do patrimônio.

​

Desta forma, seguindo as informações do projeto executivo e pesquisa de campo realizada, foi elaborado um modelo BIM (Building Information Model) que, além de representar a forma arquitetônica projetada por Severiano, está abastecido com as informações históricas e dados do projeto, além de apresentar a possibilidade de interação e a realização de visitas virtuais aos interessados neste projeto.

​

#SalveVilaBalbina

​

O trabalho realizado, congrega informações e dados obtidos em duas pesquisas de iniciação científica realizadas anteriormente:

 - Redesenho digital do CPA Balbina desenvolvido orientado pela Professora Beatriz Santos de Oliveira como parte da pesquisa "O Pensamento e a Obra de Severiano Mario Porto" realizado no PROARQ-FAU/UFRJ em 2011 e 2012;

- Estudos das capacidades e da adoção da plataforma BIM orientado pela Professora Mônica Santos Salgado como parte da pesquisa realizada pelo grupo Gestão de Projetos em Arquitetura no PROARQ-FAU/UFRJ em 2014.

​

Este trabalho foi possibilitado graças à autorização de utilização e consulta dos documentos gentilmente fornecidos pelas Prof. Beatriz Oliveira e Mônica Salgado; pelo trabalho de preservação do documentos históricos realizado pelo NPD/FAU/UFRJ; e custeio da pesquisa de campo, realizada em 2015, pelo CNPq.

​

Durante os 4 anos de pesquisa, foram desenvolvidos eventos e artigos que explicam e detalham o processo realizado, estes artigos estão anexados na aba abaixo.

​

Para uma maior compreensão do processo técnico adotado e para facilitação das pesquisas e entendimento das informações contidas no modelo do projeto de preservação digital, favor consultar os documentos abaixo.

​

​

​

2° Congresso Internacional de Arquitetura e Sustentabilidade da
Amazônia – Arq Amazônia, 2016, UFAM, Manaus, 2016

 

Seminário "Preservação Digital do Patrimônio Arquitetônico", FAU/UFRJ, 2015

​

VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção -
Edificações, Infra-estrutura e Cidade: Do BIM ao CIM. Recife, 2015

​

2º Seminário Ibero-Americano - Arquitetura e Documentação, 2011, Belo Horizonte

​

Âncora 1
Documentos
Eventos
Artigos
Informações importantes:
Artigos Relacionados:
Eventos Relacionados:
Documentos do processo:

Relatório técnico do processo

​

Padrão de nomenclatura adotado

​

Levantamento dos originais

​

​

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNO ARQUITETÔNICO: Reconstrução Digital do Centro de Proteção Ambiental de Balbina – Arq. Severiano Mario Porto, 2016

​

RECONSTRUÇÃO DIGITAL DA VILA BALBINA: preservando o projeto de Severiano Mario Porto, 2015

​

Redesenho de projetos em meio digital: o caso do Centro de Proteção Ambiental de Balbina (Severiano Mário Porto, 1985, AM), 2011

​

bottom of page